VONTADE (BOULESIS) E CONSENTIMENTO (SUNKATATHESIS) EM ARISTÓTELES E ABELARDO: ATOS DO APETITE (OREXIS) OU DA RAZÃO (LOGOS)?

Vol. 7, N. 1 (2010) • DoisPontos

Autor: Guy Hamelin

Resumo:

A questão principal levantada no presente artigo diz respeito à natureza ontológica do ato intencional, anterior à ação moral propriamente dita, nos pensamentos de Aristóteles e de Abelardo. Mais especificamente, examinamos dois temas indiretamente ligados entre si. Primeiro, trata-se do problema secular da natureza exata da vontade(boulêsis) em Aristóteles, que certamente alude a um ato racional (logikos), cuja fonte se encontra, todavia, no apetite (orexis). A segunda interrogação diz respeito à noção de consentimento (consensus) em Abelardo, que também coloca a questão do seu caráter  ontológico voluntário ou racional. Os dois assuntos estão ligados, na medida em que o consentimento abelardiano se aparenta à idéia aristotélica de escolha (proairesis) e, sobretudo,à de assentimento (sunkatathesis) estóico, e não, como acreditam alguns comentadores,à noção agostiniana de vontade como ato livre e espontâneo. Essa identificação do consentimento abelardiano com a vontade em Agostinho vem de uma confusão mais terminológica e perspéctica que interpretativa.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v7i1.20120

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/20120/13297

Palavras-Chave: vontade,consentimento,apetite,razão,Aristótel

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