PRIORIDADE E SUBSTÂNCIA NA METAFÍSICA DE ARISTÓTELES

Vol. 7, N. 3 (2010) • DoisPontos

Autor: Lucas Angioni

Resumo:

Pretendo neste artigo analisar as noções de prioridade reconhecidas por Aristóteles e examinar quais são os tipos de prioridade pelos quais ele demarca a primazia da substância em sua metafísica. Tentarei mostrar que a interpretação tradicional, que entende a prioridade ontológica da substância em termos de “existência independente”, não pode ser aceita.Em vez de prioridade em termos de existência, Aristóteles atribui à substância uma prioridade em termos de completude, bem como propõe certo tipo de prioridade causal explanatória como característica das substâncias de algo. Além disso, Aristóteles argumenta,contra o platonismo, que esses dois tipos de prioridade (a prioridade em termos de completude e a prioridade causal-explanatória) não podem ser confundidos.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v7i3.14818

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/14818/11757

Palavras-Chave: Ontologia,Substância,Essencialismo,Prioridade

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index