JOHN RAWLS’S APPROPRIATION OF ADAM SMITH

Vol. 7, N. 4 (2010) • DoisPontos

Autor: David Johnston

Resumo:

Ainda que Rawls se refira poucas vezes a A. Smith, as idéias e argumentos de A riqueza das nações são centrais para a sua teoria da justiça. Este artigo pretende mostrar que sem as idéias que Smith propõe em A riqueza das nações, Rawls não teria sido capaz de escrever A teoria da justiça As idéias de A riqueza das nações fornecem a Rawls a questão central da teoria da justiça. Elas também fornecem o componente chave da sua resposta a esta questão, sem o qual a resposta de Rawls teria sido sensivelmente diferente.As contribuições de Smith para o conjunto das idéias que instigam Rawls a formular a sua teoria da justiça são tão importantes quanto as contribuições de Kant e são mais importantes do que as contribuições de qualquer outro pensador além de Kant (talvez com a exceção de Sidgwick).

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v7i4.20170

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/20170/13341

Palavras-Chave: J. Rawls,A. Smith,teoria da justiça

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index