HANNAH ARENDT LECTORA DE ROUSSEAU

Vol. 7, N. 4 (2010) • DoisPontos

Autor: Julia G. Smola

Resumo:

Estamos acostumbrados a ver en Rousseau al primer pensador moderno de lalibertad. Sin embargo, la versión de Rousseau que nos transmite Arendt, y que aquí intentaremos rastrear, dista mucho de esta imagen. Digamos que si Arendt podría acordarcon la sentencia corriente de que Rousseau formuló la idea de libertad que trascendió enel lenguaje político moderno, esto no lo convierte en un pensador de la libertad política. Rousseau es quien, para Arendt, contribuye en mayor medida a la moderna teoría de la soberanía, que ella “lleva a una negación de la libertad humana”. Pero en su crítica, Arendtnos exime de una lectura erudita sobre la teoría de Rousseau para mostrarnos las consecuencias que tuvo cierta apropiación de sus ideas sobre las experiencias políticas de la modernidad. A través de esta crítica podemos rastrear cómo se define su propia concepciónde la política en la modernidad.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v7i4.20169

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/20169/13340

Palavras-Chave: Arendt,Rousseau,Soberanía,Voluntad,Contractua

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index