AUTONOMIA, CONSTRUTIVISMO E RAZÃO PÚBLICA: RAWLS LEITOR DE KANT

Vol. 7, N. 4 (2010) • DoisPontos

Autor: Rúrion Melo

Resumo:

Com a finalidade de refletir sobre a reatualização de autores clássicos da filosofia como forma de se enfrentar os desafios contemporâneos da democracia e do pensamento político, o artigo pretende apresentar a interpretação feita por John Rawls de aspectos da filosofia prática de Kant. Três conceitos são particularmente importantes nessa articulação entre a filosofia kantiana e o projeto rawlsiano de justificação normativa do liberalismo político: a concepção de pessoas morais autônomas, a fundamentação normativa ancorada em um procedimento de construção de tipo kantiano e a ideia de razão pública que orienta a deliberação racional dos cidadãos em uma democracia constitucional. Procuraremos problematizar se a pretensão de justificação normativa baseada no ponto de vista moral imparcial e representada pelo procedimento de construção pode ser mantida juntamente com a necessidade de também tratar a justificação dos princípios do liberalismo político como derivada de ideias intuitivas fundamentais consideradas latentes na cultura política pública.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v7i4.20174

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/20174/13344

Palavras-Chave: John Rawls,Kant,Autonomia,Razão Pública,Const

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index