PENSAR E VIVER PARA ALÉM DAS CATEGORIAS DO REAL E DO IRREAL: MERLEAU-PONTY E O IMAGINÁRIO OPERANTE

Vol. 9, N. 1 (2012) • DoisPontos

Autor: Annabelle Dufourcq

Resumo:

A dimensão de violência e radicalidade no pensamento de Merleau-Ponty, com suas implicações desestabilizadoras, é frequentemente perdida. A "carne", em Merleau-Ponty, não é pacífica. É um Ser explosivo e aberto, a partir do qual "consciência de si", "real" e "verdade", no sentido clássico, são impossíveis. O artigo pretende demonstrar que Merleau-Ponty cinde a distinção clássica entre real e irreal, engendrando uma profunda reorganização do campo do conhecimento e da ética, e tornando possível, de certo modo, uma fusão entre eles. Se o Ser é incompleto e aberto a interpretações, logo, não há verdades a serem conhecidas, temos  apenas  imagens  do  mundo  e,  correlativamente, imagens  funcionam melhor para revelar a direção a que aponta o sentido em que se forma o mundo do que o assim chamando conhecimento absoluto. Assim, aceitar a dimensão criativa da interpretação tal como requerida pelo próprio mundo permite entender que não se pode entender o mundo sem agir e agir é ajustar o equilíbrio entre, por um lado, a atenção paciente devida ao sentido nascente nas situações e, por outro lado, à forma rigorosa dos elementos dados do sentido que são "neles mesmos" sempre dispersos e ambíguos.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i1.29099

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/29099/19156

Palavras-Chave: Real, Irreal, Imaginário,Verdade,Etica,Políti

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index