A PINTURA COMO PARADIGMA DA PERCEPÇÃO

Vol. 9, N. 1 (2012) • DoisPontos

Autor: Ericson Sávio Falabretti

Resumo:

As reflexões sobre a pintura atravessam todo o itinerário da obra de Merleau-Ponty e parecem indicar os motivos do movimento e da unidade do seu pensamento, especialmente quando buscamos compreender o alcance significativo da percepção enquanto um acontecimento pré-reflexivo. A experiência da percepção é radicalizada na pintura que expressa um "nível primordial" - "leva à sua última potência um delírio que é a visão mesma" - com todos os caracteres que a própria fenomenologia buscou atingir ao descrever as diferentes formas de experiência perceptiva, seja através da descrição da experiência pré-reflexiva do corpo próprio ou, finalmente, da concepção de fé perceptiva enquanto "doação em carne". A pintura realiza a intenção mais genuína de uma filosofia dedicada à descrição do pré-reflexivo: testemunha e interroga o ser. O pintor, como indicam as análises sobre Cézanne, ao permanecer no solo originário, sem a necessidade de justificativas ou de fundamentos, livre da obrigação de anunciar uma tese ou uma convenção sobre o mundo, expressa a significação mais bruta da percepção: aquilo que faz do visível ser visível.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i1.25515

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/25515/19161

Palavras-Chave: Percepção,Pintura,Corpo,Expressão

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index