A ÉTICA POLÍTICA DE MERLEAU-PONTY : O PROBLEMA DO HUMANISMO

Vol. 9, N. 1 (2012) • DoisPontos

Autor: Guillaume Carron

Resumo:

Neste artigo, tentamos definir alguns aspectos de uma ética política na filosofia de Merleau-Ponty. É possível descrever um problema recorrente e estrutural em seu trabalho político: a questão do "humanismo". Este problema implica que o objetivo de qualquer ação política consiste na "instituição" de um vínculo simbólico entre os seres humanos. Argumentamos que o problema do humanismo estrutura o pensamento político do filósofo e explica a relação de Merleau-Ponty com o marxismo e a história. A intrepidez da instituição, que pode ser uma resposta ao problema do humanismo, encarna a virtude política fundamental. Virtude que Merleau-Ponty denomina "virtude sem qualquer resignação".

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i1.29098

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/29098/18944

Palavras-Chave: Merleau-Ponty,Instituição,Humanismo,Virtude,C

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index