CARNE E ESPELHO EM MERLEAU-PONTY

Vol. 9, N. 1 (2012) • DoisPontos

Autor: Emmanuel de Saint Aubert

Resumo:

Entrelaçada com estruturações naturais e história pessoal, a carne, na concepção gradualmente  forjada  por  Merleau-Ponty,  é  nutrida  pelas  influências  combinadas  da neurologia, Gestalt psicologia e psicanálise. Essa tripla influência sustenta um tema recorrente em seus últimos escritos: o espelho. "A carne é um fenômeno de espelho", nos diz Merleau-Ponty. Os manuscritos não publicados revelam que esta famosa sentença não se refere diretamente a  Husserl,  nem  a  Wallon  e  Lacan,  mas  é conduzida pelas  leituras contemporâneas  de  Paul  Schilder e Wolfgang Metzger,  que  estudam  o  fenômeno  de migrações distanciadas da imagem corporal na visão.  O espelho mistura corpo objetivo e corpo fenomenal, em uma comunidade efetiva entre meu corpo vivido e sua imagem externa. Ele mostra como a carne vive tanto em si quanto fora de si, animada por uma incompletude essencial que envolve a percepção em um processo de incorporação e, consequentemente, aponta para a intercorporeidade.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i1.29091

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/29091/18941

Palavras-Chave: Carne,Espelho,Imagem Corporal,Percepção,Inter

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index