A ANÁLISE GÖDELIANA DO CONCEITO DE PERCEPÇÃO

Vol. 9, N. 2 (2012) • DoisPontos

Autor: Sérgio Schultz

Resumo:

No presente artigo expomos alguns aspectos das concepções gödelianas acerca da percepção. Procuramos mostrar aqui que a comparação realizada por Gödel entre percepção sensível e racional, bem como suas concepções sobre esta última, correspondem a uma análise do conceito de percepção. Em uma primeira seção, expomos a analogia gödeliana entre percepção sensível e racional, salientando que ambas são comparadas tendo em vista seu status de relação de acesso a entes. A partir disto, argumentamos, na segunda seção, que subjazendo à analogia há uma análise do conceito de percepção como o conceito geral ou formal de uma relação de acesso, do qual a percepção sensível e a racional são casos particulares. Tal análise, como defendemos, acaba por ser mais adequada ao uso comum que fazemos deste conceito do que pareceria à primeira vista.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i2.27074

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/27074/19617

Palavras-Chave: percepção,percepção sensível,percepção racion

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index