PERCEPÇÃO E COR: NOTA SOBRE O OCTAEDRO DA CORES EM WITTGENSTEIN

Vol. 9, N. 2 (2012) • DoisPontos

Autor: João Carlos Salles

Resumo:

A percepção envolve muitos enigmas, nem sempre parecendo estar assegurada a unidade entre seu conteúdo e sua forma. Exemplificam tais enigmas as ilusões óticas, o célebre problema de Molyneux e também, como aqui nos interessa, o problema da expressão das cores em modelos cromáticos, que expressam incompatibilidades lógicas, mas se referem ao próprio território da experiência com cores e pigmentos. Neste nosso texto, distinguiremos dois usos do Farbenoktaeder por Wittgenstein, registrando a diferença, que julgamos relevante, entre a incompatibilidade ampla e a incompatibilidade restrita entre cores.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i2.27700

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/27700/19616

Palavras-Chave: Wittgenstein,Modelos cromáticos,Octaedro,Inco

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index