O JOGO DO ERRO E DA VERDADE NOS DIÁLOGOS FILOSÓFICOS DE VOLTAIRE

Vol. 9, N. 3 (2012) • DoisPontos

Autor: Stéphane Pujol

Resumo:

Tudo se passa como se a escrita filosófica de Voltaire se desenvolvesse em uma dupla oposição: de um lado, ela visa denunciar o palavrório dos fazedores de sistemas e a cacofonia a que ele conduz, opondo-lhes a prudência e a modéstia; de outro, ela pretende restaurar, contra a tentação cética, o direito à busca da verdade.  Em Voltaire, o discurso filosófico nasce desta tensão, do desejo de dizer o mundo e da vontade de se calar, tensão que a escolha do diálogo tem por função explicitar, dramatizando-a. Perguntamo-nos, então, sobre o lugar e o estatuto da filosofia nos Diálogos. Conteúdo ou continente, conjunto de temas ou modalidade discursiva, a filosofia não está tranquila nesses textos, ela aparece em muitos aspectos como uma exigência problemática.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i3.27465

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/27465/20066

Palavras-Chave: Voltaire,diálogos,ceticismo,verdade

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index