COMO LEVAR CÂNDIDO A SÉRIO OU CARICATURA LITERÁRIA E CRÍTICA DA TEODICEIA EM VOLTAIRE

Vol. 9, N. 3 (2012) • DoisPontos

Autor: Rodrigo Brandão

Resumo:

O presente artigo pretende lançar alguma luz sobre como Cândido ou o otimismo opera sua crítica ao sistema leibiniziano. Para compreender o valor filosófico de Cândido e seu lugar preciso na vasta obra de Voltaire, realizaremos percursos distintos. Primeiro, percorreremos rapidamente a história do problema do mal no início do século XVIII, especialmente como o problema se apresenta no debate travado por Leibniz e Bayle. Em segundo lugar, consideraremos brevemente a metafísica do mal de Voltaire. Os quarenta anos em que se dedicou à questão do mal não são monótonos, constituem-se de variações, de aproximações e distanciamentos em relação tanto ao otimismo de Alexander Pope quanto ao de Leibniz. Em terceiro lugar, tendo em vista as posições de Leibniz e Bayle e as distintas atitudes de Voltaire em relação ao otimismo filosófico, consideraremos alguns exemplos das caricaturas do otimismo em Cândido para ver como elas portam uma verdadeira crítica ao sistema leibniziano. 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i3.27463

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/27463/20065

Palavras-Chave: Cândido ou o otimismo,mal,filosofia, literatu

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index