A NEGAÇÃO DO VAZIO POR PARTE DE DESCARTES: AS CRÍTICAS DE NEWTON E VOLTAIRE
Vol. 9, N. 3 (2012) • DoisPontos
Autor: Verônica Calazans
Resumo:
As críticas de Newton e Voltaire endereçadas à negação do vazio por parte de Descartes compartilham uma estrutura básica: ambos parecem concordar que tal tese cartesiana conduz a implicações indesejáveis tanto no campo da mecânica, quanto no que diz respeito à teologia. Entretanto, embora Newton admita as implicações teológicas da negação do vazio, elas não constituem o fim último de sua crítica, o que parece ocorrer na crítica de Voltaire. Ao contrário, os argumentos newtonianos para assumir o vazioencontram na mecânica não apenas um campo de prova; eles constituem uma parte importante da fundamentação de um dos pilares do newtonianismo: o espaço absoluto.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i3.27442
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/27442/20061
Palavras-Chave: Voltaire,Newton,Descartes,vazio,mecânica,espa
DoisPontos
A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.
Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.
A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.
ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index