VOLTAIRE PENSADOR DA TOLERÂNCIA: DO COMBATE AO FANATISMO À LUTA CONTRA O ATEÍSMO

Vol. 9, N. 3 (2012) • DoisPontos

Autor: Sébastien Charles

Resumo:

A militância de Voltaire em favor da tolerância parece um truísmo, dado o conhecimento do caráter sistemático de sua luta contra o fanatismo religioso e a reabilitação dos condenados que essa mesma luta logrou. Mas é forçoso reconhecer que, em seu combate contra o fanatismo, Voltaire parece mais interessado pelos efeitos produzidos no nível prático do combate, e notadamente pelo sucesso obtido em favor dos defendidos, muitas vezes póstumo, infelizmente, que pela preocupação de convencer teoricamente seus adversários. A prova está no fato de que o Tratado sobre a tolerânciatem apenas uma pequena parte argumentativa, o essencial reside em mostrar por meio de exemplos os estragos do fanatismo, particularmente o religioso, durante o curso da história. Contudo, Voltaire não é alheio a uma verdadeira reflexão teórica sobre o conceito de tolerância, mas esta lhe parece ineficaz ou incapaz de conquistar a convicção da maioria de seus contemporâneos que prefere a denúncia das injustiças apresentada em termos de fatos mais do que em termos de direito. Resta que Voltaire não se restringe à exposição dos fatos, ele sabe que a filosofia e o direito têm sua palavra sobre o assunto, e que a teoria influi sobre a prática como esta sobre a primeira. Daí porque, parece-me, a reflexão de Voltaire sobre a noção de tolerância não permanece somente no nível das tomadas de posição do filósofo de Ferney a respeito deste ou daquele sujeito cujos direitos foram agredidos, mas que ela deve também ser apreendida no nível teórico, pois, sobre este ponto também, a posição de Voltaire é ao mesmo tempo original e sem concessão, rompendo radicalmente com aquela de um de seus mestres ingleses, John Locke.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i3.27439

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/27439/20060

Palavras-Chave: Voltaire,religião,tolerância,teoria,prática

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index