A CONQUISTA ESPACIAL DE MARK ROTHKO

Vol. 11, N. 1 (2014) • DoisPontos

Autor: Pedro Duarte

Resumo:

O objetivo deste ensaio é caracterizar a experiência estética do espaço na obra do pintor Mark Rothko, tendo em vista considerações filosóficas, sobretudo de Martin Heidegger e do Romantismo alemão. Pretende-se esclarecer o conceito de espaço que entra em jogo nos quadros desse pintor expressionista abstrato do século XX, através do acompanhamento de etapas da sua trajetória, e sugerir ainda uma concepção de espacialidade da arte em geral. Essa espacialidade, ao invés de ser parada, substancial e quantitativa, seria um movimento dinâmico qualitativo. Como afirmava Heidegger, “o espaço espaça”. Os quadros de Rothko oferecem, na própria experiência pictórica, o sentido concreto do espaçamento do espaço. 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v11i1.32810

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/32810/22463

Palavras-Chave: Pintura,espaço,cor,Rothko,Heidegger,Romantism

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index