A ESCOLHA DE HÉRCULES: O PROBLEMA ARTÍSTICO DA EXPRESSÃO DO MORAL NA TRADIÇÃO SHAFTESBURIANA

Vol. 11, N. 1 (2014) • DoisPontos

Autor: Laurent Jaffro

Resumo:

Segundo Shaftesbury e seus sucessore (James Harris, Adam Smith, Gotthold Ephraim Lessing), uma obra de arte imitativa, corretamente produzida, exprime um conteúdo moral no sentido geral do termo (mental, intelectual, bem como ético). O que esses autores têm no espírito é a expressão não somente enquanto função geral da arte, mas também e sobretudo enquato estrutura particular de cada obra. A expressão não é somente o objetivo de uma obra de arte, mas também a maneira segundo a qual ela funciona. Este artigo mostra como as reflexões de Shaftesbury em A Notion of the Historical Draught or Tablature of the Judgement of Hercules abrem a via para uma nova maneira de considerar cada obra de arte individual como uma solução para um problema da expressão que não depende do meio empregado. No artigo se estuda também o contexto histórico desse escrito de Shaftesbury bem como de sua posteridade em Harris, Smith, e Lessing.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v11i1.34596

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/34596/22452

Palavras-Chave: pintura,poesia,imitação,expressão,Paolo de Ma

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index