NATUREZA E ARTEFATO: LABORATÓRIO COMO TEATRO DE OPERAÇÕES E MANIPULAÇÕES MATERIAIS

Vol. 12, N. 1 (2015) • DoisPontos

Autor: Maurício Ramos, Ronei Clécio Mocelin

Resumo:

Neste artigo propomos abordar a relação entre os conceitos de natureza e de artefato a partir de uma racionalidade química e alquímica. Pretendemos mostrar que essa racionalidade é originariamente tecnocientífica e apontar o modo como alquimistas e químicos construíram um quadro conceitual ancorado no laboratório do químico e no laboratório do orgânico.  Nosso propósito é explicitar as transgressões e a capilaridade tecnocultural dos materiais criados nos laboratórios, bem como da existência de um estilo químico de raciocinar com suas particularidades ontológicas, epistemológicas e metodológicas.

Abstract:

In this article we propose to treat the relation between the concepts of nature and  artifact from a chemical and alchemical rationality. We intend to show that this rationality  is  originally  technoscientific  and  to  point  out  the  way  alchemists  and chemists built a conceptual board anchored in the laboratory of the chemical and in the laboratory  of  the  organic.  Our  proposal  is  to  explain  the  transgressions  and technocultural  capillarity  of  the  materials  created in  the  laboratories,  as well  as  the  existence of  a  chemical  style  of  reasoning with its  ontological,  epistemological  and methodological particularities. 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v12i1.38701

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/38701/25417

Palavras-Chave: Natureza,artefato,química,alquimia,tecnociênc

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index