A DEMARCATION BETWEEN GOOD AND BAD CONSTRUCTIVISM: THE CASE OF CHEMICAL SUBSTANCES AS ARTIFACTUAL MATERIALS.

Vol. 12, N. 1 (2015) • DoisPontos

Autor: Lucía Lewowicz

Resumo:

Este artigo pretende mostrar que sem a influência de uma filosofia construtivista que eu denomino boa, representada principalmente por Bruno Latour, a elucidação das substâncias químicas teria sido virtualmente impossível. Sem a noção de materiais “artefatuais” cunhada por eles (artefatual não é o mesmo que artificial, uma palavra com conotações de engano ou falsidade que não se aplicam a artefatual; este neologismo procura evitar essas conotações e vem da palavra artefato), a Química Moderna seria impensável a partir dos metaparadigmas em uso no campo atual da história e da filosofia da ciência. A tese central que defendo aqui é a de que o construtivismo, tal como definido pelos antropológos da ciência, é uma maneira disfarçada de colocar a histórica filosofia materialista na trilha da discussão histórica e filosófica das ciências e tecnologias e que isso restaura o papel desempenhado pelos materiais usados pelos cientistas para que sejam exatamente o que são.

Abstract:

This paper aims to show that without the influence of a constructivist philosophy I call good, mainly represented by Bruno Latour, the ontological elucidation of the chemical substances would have been virtually impossible. Without the notion of artifactual materials given by them (artifactual is not the same as artificial, a word with connotations of deceit or falsehood that do not apply to artifactual; this neologism attempts to avoid these connotations, and comes from the word artifact), would be Modern Chemistry unthinkable from the metaparadigms in use in the present field of history and philosophy of science. The central thesis I defended here is that constructivism as defined by the anthropologists of science is a disguised way of sliding historical materialist philosophy into the mainline of philosophical and historical discussion of the sciences and technologies and that those restore the role played by the materials used by sciences to be exactly what they are.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v12i1.38695

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/38695/25416

Palavras-Chave: construtivismo, materiais artefatuais,substân

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index