A QUESTÃO TÉCNICA E A CONDIÇÃO HUMANA EM HANNAH ARENDT E KARL MARX

Vol. 12, N. 1 (2015) • DoisPontos

Autor: Júlia Lemos Vieira

Resumo:

A crítica de Hannah Arendt a Karl Marx perpassa a questão da técnica. Arendt sugerira que Marx contribuíra para a elevação do animal laborans à condição humana moderna quando indicou que a emancipação humana estaria na vitória dos trabalhadores. Empreenderemos uma refutação à crítica de Arendt, indicando que Marx recusa a tradicional cisão entre vida ativa e vida contemplativa, para se opor à alienação do homem no  labor, e não o contrário. Indicaremos, assim, que Marx estava mais próximo de Arendt do que ela imaginava, dado ter criticado justamente a redução do homem a uma atividade que acaba por dar a todas as demais atividades uma forma meramente utilitária. Para ambos é preciso evitar empreender uma inversão hierárquica do pensar sobre o agir.

Abstract:

Hannah Arendt’s critique to Karl Marx permeates the question of technique. Arendt suggested that Marx had contributed to elevate the animal laborans to the modern human condition when he indicated that human emancipation would lie in the workers’ victory. This text affords a rebuttal to this criticism of Arendt, indicating that Marx refuses the traditional split between vita activa and vita contemplativa in order to oppose the alienation of man to labor. We will indicate that Marx was closer to Arendt than she imagined, since he rightly criticized the reduction of man to an activity that ends up giving to all other activities a purely utilitarian form. To both of them it is necessary to avoid undertaking a hierarchical reversal of thinking over acting.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v12i1.36265

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/36265/25413

Palavras-Chave: Arendt,Marx,técnica,trabalho, labor

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index