A CONTRIBUIÇÃO DA NOÇÃO DE TECNOESTÉTICA DE GILBERT SIMONDON PARA O PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DA TECNOLOGIA DE ANDREW FEENBERG

Vol. 12, N. 1 (2015) • DoisPontos

Autor: Jairo Dias Carvalho

Resumo:

O objetivo do artigo é explicitar o projeto de transformação da tecnologia de Andrew Feenberg a partir do conceito de design e da noção de tecnoestética de Gilbert Simondon. Queremos entender qual seria o papel da tecnoestética na transformação do design da tecnologia. O uso das categorias tecnoestéticas, como prazer no uso dos objetos técnicos e a incorporação deste uso ao sentido do eu, pode fornecer um critério para a intervenção democrática na constituição do design dos objetos técnicos?

Abstract:

The article explains Andrew Feenberg’s project of transforming technology through Gilbert Simondon’s concept of design and his notion of the techno-aesthetic. We want to understand what role the techno-aesthetic would play in the transformation of technological design. Can the use of techno-aesthetic categories (like pleasure in the use of technical objects) and the incorporation of this use in the self’s sense provide a criterion for democratic intervention in the constitution of technical objects’ design?

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v12i1.35363

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/35363/25408

Palavras-Chave: Design,Feenberg,Simondon,Transformação da tec

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index