EXPLICAR OU INTERPRETAR: KANT E HERDER, ENTRE A FILOSOFIA E A CIÊNCIA

Vol. 12, N. 2 (2015) • DoisPontos

Autor: Isabel Coelho Fragelli

Resumo:

O presente artigo traz um estudo comparativo das obras de Herder e de Kant, no qual se pretende mostrar como cada um deles compreendia as relações (isto é, as diferenças e as semelhanças) entre o discurso próprio da ciência e o discurso próprio da filosofia. A fim de elucidar as especificidades de cada um desses dois tipos de discurso nas obras de ambos os autores, assumiremos, como ponto de partida de nossa análise, a diferenciação entre "explicar" e "interpretar" feita por Gerard Lebrun, em uma passagem de seu livro Kant e o fim da metafísica. Veremos, por um lado, de que modo Kant procura demarcar os limites entre o discurso "explicativo" próprio do conhecimento científico e o discurso "interpretativo" próprio do saber filosófico; e, por outro, como Herder dissolve essa distinção entre os dois tipos de discurso ao afirmar a existência de uma continuidade entre as faculdades da mente humana (opondo-se, com isso, ao dualismo da filosofia crítica). 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v12i2.39117

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/39117/26523

Palavras-Chave: Kant,Herder, filosofia da linguagem,filosofia

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index