KANT E A METAFÍSICA "CRÍTICA" DA NATUREZA

Vol. 12, N. 2 (2015) • DoisPontos

Autor: Diego Kosbiau Trevisan

Resumo:

O objetivo do artigo é examinar os Primeiros Princípios Metafísicos da Ciência da Natureza de Kant, obra-chave para a interpretação das filosofias da natureza do idealismo alemão, no interior d’“A Arquitetônica da Razão Pura”, a saber, como uma metafísica aplicada da substância corporal. Para tanto será inicialmente discutida a distinção, feita no prefácio à obra, entre uma parte transcendental e outra metafísico-específica da metafísica da natureza, surgindo aqui a concepção de matéria enquanto movente no espaço como conceito empírico mínimo para a constituição do objeto de uma metafísica da substância corporal. Na sequência, a oposição entre princípios transcendentais e princípios metafísicos será abordada como crucial para compreender como os princípios transcendentais da Crítica da Razão Pura se transformam nos princípios da física newtoniana. Por fim, analisa-se como a metafísica da natureza exemplifica a ideia de uma realização dos princípios transcendentais como passagem para a empiria.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v12i2.38728

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/38728/26522

Palavras-Chave: Kant, Ciência da Natureza,Metafísica,Arquitet

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index