A REFLEXÃO SOBRE A NATUREZA E O PROBLEMA DA APLICAÇÃO: ENTRE REALISMO RACIONAL E FILOSOFIA TRANSCENDENTAL (1799-1801)

Vol. 12, N. 2 (2015) • DoisPontos

Autor: Federico Ferraguto

Resumo:

O artigo trata da relação entre pensamento transcendental, aplicação e natureza nas reflexões de G. Bardili, K. L. Reinhold e J. G. Fichte, entre 1799 e 1801. Após uma primeira discussão das críticas à filosofia transcendental formuladas por Reinhold e Bardili (§ 2), são analisados os pressupostos da filosofia da natureza apresentada no Grundriss bardiliano (§ 3) e avaliada a expansão que aí opera a fenomenologia concebida por Reinhold (§ 4) no IV tomo dos Beyträge zur leichtern Übersicht des Zustandes der Philosophie beym Anfänge des 19. Jahrhunderts. Por fim (§ 5), se discute a posição que Fichte assume com respeito a estas tentativas nos apontamentos preparatórios à revisão do Grundriss bardiliano e nas Teses explicativas da essência dos animais (1800-1801), comparando-as aos desenvolvimentos sucessivos da sua reflexão sobre a natureza.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v12i2.39856

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/39856/26521

Palavras-Chave: filosofia da natureza,fenomenologia,aplicação

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index