MODERNIZAÇÃO OCIDENTAL E TEORIA POLÍTICA MARXISTA: UMA ALTERNATIVA AO LI-BERALISMO

Vol. 13, N. 1 (2016) • DoisPontos

Autor: Leno Francisco Danner

Resumo:

Partindo de uma crítica à noção de modernização como auto-diferenciação, autorreferencialidade e autossubsistência institucional sistêmica, assumida pelo liberalismo conservador e pela nova esquerda, argumento que tal modelo de teoria sistêmica referente à modernização leva tanto à autonomia e ao fechamento institucional sistêmico em relação a uma práxis política direta e a uma noção vinculante de normatividade social, quanto ao institucionalismo forte em economia política e em teoria política. A modernização, desde uma perspectiva institucional sistêmica, significa que cada sistema social tem uma lógica e uma dinâmica muito própria e particular, que é não-política e não-normativa, apenas técnica. Assim, instituições sistêmicas tornam-se despolitizadas, deslegitimando um modelo de práxis política democrática radical, que possa enquadrar os sistemas sociais a partir de uma participação democrática inclusiva, baseada em uma concepção vinculante de normatividade social. Como consequência, instituições sistêmicas centralizam e monopolizam a constituição, a legitimação e a evolução de seu próprio campo de reprodução social, fechando-o e autonomizando-o em relação à práxis política democrática e à normatividade social. Argumento que tal entendimento conservador da modernização ocidental pode ser substituído pelo entendimento marxista dessa mesma modernização ocidental, que está baseado na compreensão da sociedade como uma totalidade imbricada em suas partes, isto é, a interseção entre infraestrutura e superestrutura como o ponto de partida epistemológico-político para uma teoria social crítica e para uma práxis política democrática. Tal ponto de partida teórico-político marxista possibilita uma teoria social crítica e uma práxis política de esquerda fundadas na politização dos sistemas sociais como sua profunda ligação e enraizamento no mundo social e como dinâmica político-normativa.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i1.46742

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/46742/28085

Palavras-Chave: Modernização Ocidental,Teoria Sistêmica,Conse

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index