A QUARTA PAREDE DO MARXISMO FRANCÊS: MAIO DE 68 E A INVENÇÃO DOS DISPOSITIVOS INTELECTUAIS DE ENGAJAMENTO

Vol. 13, N. 1 (2016) • DoisPontos

Autor: Nilton Ken Ota

Resumo:

A crise da representação política que marcou as mobilizações contestatórias na França dos anos 1960 e 1970 foi acompanhada pela invenção de modalidades de ação militante, em especial aquelas integradas à produção cultural da primeira geração de intelectuais do pós-segunda guerra. A intensificação da crise afetou decisivamente o campo institucional do marxismo, conferindo um espaço privilegiado aos dispositivos intelectuais de engajamento soixante-huitards. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada junto aos arquivos de três desses dispositivos: o Groupe d'Information sur les Prisons (GIP), o Centre d'Études, de Recherches et de Formation Institutionnelles (CERFI) e a École Freudienne de Paris (EFP). Sob o crepúsculo do Partido Comunista Francês, trata-se da emergência de uma racionalidade crítica ao paradigma representacional, que passará a ocupar, de agora em diante, o imaginário político do marxismo antes hegemônico. 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i1.42941

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/42941/28074

Palavras-Chave: Representação política, marxismo,maio de 68,

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index