O GALO E A CORUJA - A PROPÓSITO DE PARA A CRITICA DA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL (INTRODUÇÃO ) (1844), DE MARX, E DE ALGUMAS DIFICULDADES ORIGINÁRIAS DO PROJETO MARXIANO

Vol. 13, N. 1 (2016) • DoisPontos

Autor: Ruy Fausto

Resumo:

O presente artigo – que se ocupa de um dos textos que Marx publicou em 1844, nos Anais Franco-alemães – é, em primeiro lugar (mas não só) uma análise de forma, que tem como objeto tanto a ordem de razões como a estrutura do texto de Marx – duas coisas que aqui se distinguem – como também certa contradição interna, que nele se manifesta, entre o projeto e a sua realização. O artigo dos Anais... está centrado nos problemas da revolução (da revolução na Alemanha, particularmente) e da filosofia (em particular, no da realização da filosofia, a qual seria ao mesmo tempo a sua  “negação“). Esses temas, no centro dos quais está a noção de “critica“, são, no presente texto, objeto de um desenvolvimento tanto regressivo como progressivo, desenvolvimento que vai ao encontro, respectivamente, do pensamento de Feuerbach, no século XIX (com suas referências ao século XVIII), e dos frankfurtianos, no século XX. O que conduz, finalmente, a um balanço e a uma avaliação tanto do artigo dos Anais...  como do projeto marxiano em geral, iluminada pela experiência de mais de um século e meio de história.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i1.44443

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/44443/28087

Palavras-Chave: crítica,revolução,filosofia,emancipação,práti

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index