A DEMOCRACIA DELIBERATIVA HABERMASIANA E O DÉFICIT DE REPRESENTATIVIDADE

Vol. 13, N. 2 (2016) • DoisPontos

Autor: Cristina Foroni Consani

Resumo:

As teorias da democracia deliberativa formulam uma crítica ao modelo de democracia representativa liberal, pautado em ideais como divisão de poderes, eleições periódicas e regra da maioria, e apresentam propostas de retomada do espaço político como um local para a discussão e deliberação de temas de interesse da coletividade. Um dos principais modelos de democracia deliberativa é aquele elaborado pelo filósofo alemão Jürgen Habermas. Neste trabalho, analisa-se a proposta de política deliberativa habermasiana a partir de três conceitos, a saber: povo, vontade e representatividade. Busca-se apontar alguns problemas desse modelo de política deliberativa e sugere-se modos de complementá-lo.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i2.43115

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/43115/28897

Palavras-Chave: Habermas,democracia deliberativa,representaçã

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index