DO GRITO DO INCONDICIONADO AOS RUÍDOS DO TEMPO: GILLES DELEUZE E A QUESTÃO DO PRINCÍPIO DO PRAZER.

Vol. 13, N. 3 (2016) • DoisPontos

Autor: Flávio Luiz Castro Freitas

Resumo:

Investigação que tem por objetivo explicitar a interpretação filosófica de Gilles Deleuze acerca do texto Além do princípio do prazer de Sigmund Freud de1920. Para tanto, postula-se que nos trabalhos Sacher-Masoch. O frio e o cruel de 1967 e Diferença e repetição de 1968 Deleuze se apropria do aspecto “especulativo” de fundo metapsicológico-econômico presente no texto de Freud. Essa apropriação é de ordem crítica, transcendental e genealógica, tanto num âmbito esquemático, quanto numa perspectiva conceitual. Como resultante dessa apropriação, surgem importantes críticas ao modelo da repetição material e ao modelo objetivo da morte em Freud, bem como a constatação de que, para Deleuze, o tempo é a condição para que o prazer seja em última instância sustentado como princípio.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i3.46917

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/46917/30069

Palavras-Chave: Deleuze,Freud,psicanálise

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index