FREUD, BINSWANGER E A CONCEPÇÃO DE HOMO NATURA

Vol. 13, N. 3 (2016) • DoisPontos

Autor: Ana Carolina Soliva Soria

Resumo:

Em “A concepção freudiana de homem à luz da antropologia”, além de ressaltar as características originais do pensamento de Sigmund Freud, Ludwig Binswanger examina as ideias do psicanalista austríaco a partir da concepção de homo natura, que reduziria as categorias fundamentais da existência humana a fatores biológicos. É no que denomina uma antropologia fenomenológica que encontra a saída para o reducionismo no qual a psicanálise se encontrava encerrada e a partir dela pretende devolver a esta disciplina sua dimensão prática. O presente artigo visa reconstruir os argumentos do psicanalista suíço e apresentar uma resposta às suas ideias.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i3.47062

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/47062/30075

Palavras-Chave: Freud,Binswanger,homo natura,pulsão,mecanismo

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index