O ISSO E A DETERMINAÇÃO INCONSCIENTE DAS DOENÇAS ORGÂNICAS: A CONTRIBUIÇÃO DE GEORG W. GRODDECK À PSICANÁLISE

Vol. 13, N. 3 (2016) • DoisPontos

Autor: Georgina Faneco Maniakas

Resumo:

O ano de 2016 marca os 150 anos de nascimento de Georg Walther Groddeck, primeiro médico utilizar o referencial psicanalítico para o tratamento das doenças orgânicas. Groddeck se tornou mais conhecido no meio psicanalítico devido a sua contribuição para a formulação freudiana da segunda tópica por meio do conceito de Isso (Id). Freud reconhece sua contribuição em O Eu e o Isso de 1923, e admite em carta a Pfister que Groddeck provavelmente estaria certo em relação às determinações inconscientes das doenças orgânicas. Entretanto, para Groddeck, o seu Isso, herdeiro do Deus-Natureza de Goethe, não poderia se restringir aos limites a ele atribuídos por Freud na formulação de sua segunda representação tópica do aparelho psíquico. Anterior à formação da unidade biopsíquica do sujeito, o Isso de Groddeck, uma espécie de matriz de onde emana toda a existência somatopsíquica,  determinaria tanto a saúde quanto a doença, a vida e a morte.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i3.46935

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/46935/30065

Palavras-Chave: Groddeck, Isso, psicossomática,psicanálise,Fr

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index