SOBRE A PAIXÃO DOS LIMITES: A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA COMO CRÍTICA DA RAZÃO

Vol. 13, N. 3 (2016) • DoisPontos

Autor: Rodrigo Barros Gewehr

Resumo:

É possível falar da experiência religiosa? Místicos e estudiosos que abordam esta experiência não cessam de coloca-la, em oposição à religião, como uma vivência da ordem do limite da nomeação, como se neste âmbito tocássemos um impossível, que não obstante serve como ordenador do campo epistemológico e ético. Se esta experiência é vista como um limite, até que ponto podemos investiga-la? Como é possível que, a partir dela, construa-se uma crítica à razão e um ethos? Se por um lado os místicos têm nessa experiência um ponto de apoio para a prática, na investigação filosófica e científica essa paixão dos limites não cessa de colocar problemas tão complexos quanto são, por vezes, absurdas as respostas. Tendo a psicologia profunda como base teórica, este ensaio visa interrogar precisamente este limite, o ponto em que razão e crença se tocam, ou mesmo se confundem.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i3.44836

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/44836/30059

Palavras-Chave: razão,experiência religiosa,crítica,epistemol

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index