RELER FOUCAULT À LUZ DE BUTLER: REPENSAR A BIOPOLÍTICA E O DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE

Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos

Autor: André de Macedo Duarte

Resumo:

O texto discute algumas guras contemporâneas da relação entre vida e política tal como elas se manifestam no âmbito da sexualidade, particularmente sensível na atualidade. Basta recordar as polêmicas no Congresso Nacional em torno da concepção de família, da igualdade de direitos entre heterossexuais e homossexuais, em torno à legislação sobre o aborto, bem como das polêmicas orquestradas em torno da chamada ideologia de gênero. Neste contexto, é imprescindível retornar ao aparato teórico-crítico proposto por Foucault e Butler a m de repropor a discussão acerca da dimensão política da sexualidade. Os dois autores contribuem para o questionamento dos efeitos de naturalização de normas sociais hegemônicas, bem como ressaltam o potencial político dos movimentos que zeram da sexualidade e do gênero seu foco de luta e de resistência. Incidentalmente, este texto também reconsidera a apropriação contemporânea da noção foucaultiana de biopolítica e se propõe a trazê-la de volta, do campo da loso a política que aborda as relações entre violência e poder estatal soberano, para o campo da sexualidade e dos movimentos políticos de minorias LGBT, locus a partir do qual ela fora forjada inicialmente por Foucault.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.56552

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/56552/34035

Palavras-Chave: Foucault,Butler,biopolítica,dispositivo da se

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index