O DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE ONTEM E HOJE: SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS DA ANOMALIA SEXUAL

Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos

Autor: Maria Rita César

Resumo:

A partir de algumas análises propostas por Michel Foucault no primeiro volume de sua História de Sexualidade, este texto aborda a constituição histórica dos sujeitos das anomalias sexuais, em particular a homossexualidade, o hermafroditismo e a transexualidade. A primeira parte do texto aborda a produção do dispositivo da sexualidade enquanto processo de captura de corpos e práticas sexuais pelos saberes e poderes médico, jurídico e psi, bem como aponta alguns de seus desdobramentos contemporâneos tal como analisados por Judith Butler. Num segundo momento mais breve e conclusivo, analisamos a atualidade do texto literário de Virginia Woolf, Orlando, para a discussão contemporânea de questões relativas ao corpo, ao desejo, à produção da heteronormatividade e à patologização da transexualidade. Orlando nos oferece um interessante ponto de apoio na medida em que ele/ ela interroga e relativiza as verdades estabelecidas pelo dispositivo da sexualidade

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.56551

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/56551/34034

Palavras-Chave: Foucault,dispositivo da sexualidade,Virgina W

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index