PRÁTICAS DE LIBERDADE EM FOUCAULT

Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos

Autor: Thiago Fortes Ribas

Resumo:

Ao propor o diagnóstico do presente como tarefa de sua filosofia, Michel Foucault pensou a possibilidade de práticas da liberdade a partir de uma relação refletida de resistência aos campos de saber e de poder que formam nossa atualidade. Não se trata, desta forma, de pensar a liberdade como oposta aos regimes de saber e as relações de poder, mas antes de pensar a liberdade como uma prática possível no interior dos sistemas de verdade formados por estes campos. Pensando desta forma, Foucault se confronta tanto com os fundamentos do pensamento humanista, quanto com os princípios da análise do poder em termos jurídico-políticos. Assim, na investigação das formas de resistência frente a nosso presente, Foucault nos propõe uma filosofia como exercício arriscado de si mesmo e que seria inseparável de uma transformação dos outros.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.49491

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/49491/34030

Palavras-Chave: Foucault,liberdade,discurso,poder, ética,cini

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index