O DEFICIT ONTOLÓGICO DA PSICANÁLISE: FOUCAULT LEITOR DE HYPPOLITE

Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos

Autor: Carolina de Souza Noto

Resumo:

O presente artigo procura lançar luz sobre a leitura que Foucault faz da psicanálise em sua introdução à Sonho e existência, de Ludwig Binswanger. De um ponto de vista estrutural, trata-se de mostrar que frente à analítica existencial do psiquiatra suíço, a psicanálise freudiana aparece como um método interpretativo limitado pois restrito a uma compreensão antropológica dos sonhos. Em contrapartida, em Binswanger, encontraríamos um método mais profundo de interpretação, já que ao lado de uma compreensão empírica do sonho, o psiquiatra existencialista propõe ainda uma compreensão transcendental deste; propõe que os sonhos sejam reveladores não somente da história individual de cada um, mas da própria condição existencial e ontológica do homem. De um ponto de vista genético, procuraremos mostrar que essa leitura que Foucault propõe da psicanálise é devedora de certa história da loso a feita por Jean Hyppolite, mais especi camente, da maneira como este leu Hegel e Heidegger.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.49201

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/49201/34027

Palavras-Chave: antropologia,ontologia, humanismo, anti-human

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index