NOTAS MARGINAIS SOBRE SUJEITO E VERDADE, PARRESÍA, DISCURSO E TÉCNICAS DE SI NO PENSAMENTO TARDIO DE MICHEL FOUCAULT

Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos

Autor: Vera Portocarrero

Resumo:

O objetivo deste artigo é traçar o per l de alguns procedimentos da loso a contemporânea através do método da elaboração de notas marginais. Seu o condutor é a hipótese de que a história do pensamento proposta por Foucault – processo permanente de reelaboração do próprio pensamento através de uma arqueo-genealogia – fornece importante material para este estudo, uma vez que elabora outro tipo de loso a crítica, a do diagnóstico do presente e da concepção de loso a como modo de vida, em que o pensamento é um exercício de si com efeito de transformação do ser mesmo do sujeito na dimensão da prática da vida, da conduta, do governo de si e dos outros. As notas apresentadas podem ser usadas para a pesquisa de certos contornos de nosso pensamento e de nossas práticas losó cas atuais. Elas demonstram que Foucault contribui para traçá-los, sobretudo na medida em que elabora uma loso a contemporânea, crítica e diferenciada.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.56541

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/56541/34024

Palavras-Chave: Filosofia contemporânea,Foucault,ética,políti

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index