A ARQUEOLOGIA DE FOUCAULT ENTRE ESTRUTURA E HISTÓRIA

Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos

Autor: Fernando Sepe Gimbo

Resumo:

Primeiramente, o artigo localiza a arqueologia foucaultiana dentro da tensão entre estrutura e história que acossava o pensamento francês na década de 60. A partir disso, reconstruímos a importância da análise sincrônica estruturalista e da história serial desenvolvida pela Escola dos Annales como recursos importantes para a compreensão da forma inovadora como Foucault articula estrutura e história dentro de As palavras e as coisas. O objetivo nal é salientar o caráter propedêutico do livro de 66 que, ao negar uma loso a da história ainda marcada por certa antropologia, acaba por realizar ao seu modo uma crítica da razão moderna.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.48573

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/48573/34022

Palavras-Chave: Foucault,estrutura,história,crítica,razão

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index