PSIQUIATRIZAR E JUDICIALIZAR: A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA PSIQUIATRIA, NO VIGIAR E PUNIR

Vol. 14, N. 1 (2017) • DoisPontos

Autor: Ernani Chaves

Resumo:

O objetivo deste artigo é interrogar acerca do modo pelo qual no Vigiar e Punir (1975) Foucault retoma o problema da constituição histórica da Psiquiatria. Procura-se entender os caminhos que esse problema percorre a partir da publicação da História da Loucura (1961), recorrendo-se, principalmente, aos cursos ministrados no Collège de France. Com isso, tentamos mostrar o quanto o projeto teórico-metodológico do Vigiar e Punir, se constitui a partir de uma severa autocrítica à História da Loucura. Nesse processo de autocrítica, a constituição histórica da Psiquiatria é revista de tal modo que possamos compreender o quanto a própria Psiquiatria, que no começo do século XIX, restringia-se ao tratamento dos loucos no interior do hospital psiquiátrico transforma-se, no decorrer daquele século, no discurso que estabelece, para toda a sociedade, a separação clara e distinta entre normal e patológico. Aliado da Criminologia e do Direito Penal, o discurso psiquiátrico passa a integrar, de modo decisivo, o processo de patologização e judicialização da vida cotidiana. 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i1.56535

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/56535/34017

Palavras-Chave: saber,verdade,poder,psiquiatria,criminologia,

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index