AS LEITURAS ALEMÃS DA FILOSOFIA BERGSONIANA: TRANSCENDENTALISMO E LEBENSPHILOSOPHIE

Vol. 14, N. 2 (2017) • DoisPontos

Autor: Bruno Batista Rates

Resumo:

Não são raros os estudos que evidenciam um suposto anti-germanismo por parte de Bergson, seja pela sua recusa explícita ao kantismo, seja pela sua suspeita em relação à ideia de sistema, ou mesmo por sua predileção declarada ao empirismo. No entanto, a relação de Bergson com a filosofia alemã está longe de oferecer um quadro interpretativo inequívoco. Mais especificamente, perceberemos que o autor de Matéria e memória estava bem informado sobre as correntes filosóficas alemãs de seu tempo. Mas não só. De acordo com uma pouco debatida literatura dedicada ao tema, se fizermos o caminho inverso, não será difícil notar o caráter mútuo desta relação e concluir que houve uma recepção alemã da filosofia bergsoniana. Tendo em vista tais problemas, tentaremos oferecer um quadro geral da relação entre Bergson e as três correntes filosóficas alemãs da virada do século XIX que constituíram o terreno privilegiado desta troca: Lebensphilosophie, Fenomenologia e neokantismo.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v14i2.51649

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/51649/34639

Palavras-Chave: Bergson,Vida,Alemanha,Lebensphilosophie,Fenom

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index