O DESAFIO DA RAZÃO NO "CETICISMO TOTAL" DE HUME E A INFLUÊNCIA CARTESIANA

Vol. 15, N. 1 (2018). Filosofia e Ciências nos séculos XVII e XVIII • DoisPontos

Autor: Wendel Campelo

Resumo:

Na seção 1.4.1 Do ceticismo quanto à razão do Tratado da Natureza Humana (1739-40), David Hume apresenta o argumento cético, conhecido pelos intérpretes como o “argumento da diminuição”, que pode ser divido em duas partes: 1) dado o caráter falível de nossas operações cognitivas, todo o “conhecimento degenera em probabilidade”; e 2) dada a incerteza e a dúvida que comumente acompanham os nossos raciocínios probabilísticos, todo raciocínio é, no fim das contas, reduzido a nada e, consequentemente, somos levados à “extinção total da crença e da evidência”. Apontaremos, em primeiro lugar, que o argumento cético contra a razão baseia-se no argumento cartesiano do “deus enganador” e, em segundo, que Hume rejeita que podemos endossar seriamente a “extinção total da crença e da evidência”. O que nos leva a propor a seguinte questão: em que consiste, para Hume, o status dos argumentos céticos? Responder tal pergunta implica em esclarecer outros dois problemas, pois, se não podemos atingir o “ceticismo total”, podemos, então, confiar em nossa faculdade de raciocínio? Se sim, sob quais condições podemos? Vê-se, afinal, que a solução de Hume consiste claramente em conferir limites à nossa faculdade de raciocínio, a fim de evitar sua autodestruição.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v15i1.52729

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/52729/35689

Palavras-Chave: ceticismo,Hume, cartesianismo,razão,crença ,p

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index