A CADELA SEM NOME DE DESCARTES: NOTAS SOBRE VIVISSECÇÃO E MECANOMORFOSE NO SÉCULO XVII

Vol. 15, N. 1 (2018). Filosofia e Ciências nos séculos XVII e XVIII • DoisPontos

Autor: Juliana Fausto

Resumo:

O artigo propõe, a partir de uma análise da célebre tese das “bestas-máquinas” de Descartes, uma discussão acerca (i) da possibilidade de os animais, segundo esta doutrina, possuírem sensações, sendo assim capazes ou não de sentir dor; (ii) de sua recepção nos círculos científicos ingleses do século XVII em vista das práticas de vivissecção a sangue frio, correntes à época; (iii) de como os processos de mecanomorfose do pensamento afetam atualmente a vida dos animais.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v15i1.57226

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/57226/35685

Palavras-Chave: Descartes,bestas-máquinas,vivissecção,Hooke,m

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index