FROIDMONT E DESCARTES: UM DEBATE EM TORNO DE ALGUMAS HIPÓTESES MECANICISTAS

Vol. 15, N. 1 (2018). Filosofia e Ciências nos séculos XVII e XVIII • DoisPontos

Autor: Paulo Tadeu da Silva

Resumo:

A recepção de Os meteoros, publicado em 1637 como um dos ensaios do Discurso do método, foi marcada por uma forte reação contra o mecanicismo cartesiano. Alguns de seus contemporâneos, adeptos da filosofia tradicional escolástica, elaboraram uma série de críticas quanto à maneira como Descartes concebia a natureza dos corpos e explicava os fenômenos naturais. Libert Froidmont, um de seus primeiros críticos, elaborou um conjunto de objeções contra A dióptrica e, principalmente, contra Os meteoros. Este artigo visa analisar alguns aspectos sobre o debate entre Descartes e Froidmont concernente às hipóteses mecanicistas sustentadas pelo primeiro.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v15i1.57001

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/57001/35684

Palavras-Chave: Descartes,Froidmont,filosofia natural,mecanic

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index