Editorial

Vol. 15, N. 2 (2018): A arte e seus fins • DoisPontos

Autor: Rachel Costa; Giorgia Cecchinato; Debora Pazetto

Resumo:

Falar sobre os fins da arte, hoje, significa questionar a relação entre a produção teórica sobre as artes e os desafios que lhe foram colocados nas últimas décadas. Desafios como o avanço da tecnologia em campos antes inimagináveis, a construção de novas formas de perceber a natureza e o corpo ou a necessidade de conscientização acerca da crise das estruturas tradicionais de teorias e histórias da arte. No intuito de levar a sério o famoso, porém não esgotado hermeneuticamente, diagnóstico hegeliano sobre o fim da arte – que a situa como “algo do passado” –, os textos deste dossiê ultrapassam a tese do filósofo, indo além da simples constatação de um deslocamento no modo de expressar interesses culturais e histórico-sociais. Ademais, não podemos negligenciar outros sentidos que o fim da arte possui, para além da tese hegeliana. Por esse motivo, a formulação da questão exige a pluralização dos “fins” da arte, que podem também remeter-se ao nascimento da arte bela, ou seja, da arte livre de fins determinados. Dando continuidade à tese kantiana, alguns textos colocam em xeque o tipo de finalidade que subjaz à arte e à criatividade do artista.

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/62697

Palavras-Chave: arte,fim

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index