APÓS O FIM DA ARTE EUROPEIA: UMA ANÁLISE DECOLONIAL DO PENSAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Vol. 15, N. 2 (2018): A arte e seus fins • DoisPontos

Autor: Rachel Costa

Abstract:

O presente texto parte de uma analogia com a obra “Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história” de Arthur Danto para pensar perspectivas da produção artística após a decretação de seu fim, ou seja, após o momento em que os modelos tradicionais de pensar e fazer arte passaram a não se enquadrar às próprias obras de arte. A perspectiva abordada traz à tona os contextos de visibilidade e de participação do mundo da arte, o qual acompanha um movimento simultâneo de globalização e regionalização. Para tanto, o presente artigo fará uma analise decolonial da tese de Arthur Danto, para então explicitar de que modo ela não se mostra suficiente. Por fim, trará para a discussão os conceitos de perspectivismo e multinaturalismo trabalhados por Eduardo Viveiros de Castro para apontar caminhos que permitam pensar a arte para além dos limites da arte europeia.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v15i2.62705

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/62705

Palavras-Chave: arte pós-histórica,Arthur Danto,perspectivism

DoisPontos

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