O FIM DA ESPERA SEM FIM: O TEATRO DE BECKETT

Vol. 15, N. 2 (2018): A arte e seus fins • DoisPontos

Autor: Marcela Oliveira

Resumo:

Este artigo investiga como, na trilogia teatral do pós-guerra Esperando Godot, Fim de partida e Dias felizes, Samuel Beckett apresenta uma espera sem fim, em dois sentidos. Primeiro, quanto ao conteúdo: é uma espera que não possui finalidade exterior às obras, como um significado total que possa ser depreendido e servir à nossa instrução moral ou cognitiva. Segundo, quanto à forma: a espera não termina, é sem fim, como um objetivo último a ser almejado pelos personagens no interior das próprias obras que lhes conferisse completude, encerramento.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v15i2.62708

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/62708

Palavras-Chave: Beckett, teatro,espera,finalidade,fim,,jogo

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index