Para além do corpo belo: notas sobre corpo e educação a partir da leitura foucaultiana do Alcibíades
v.32 n.64 jan./abr. 2018 • Educação e Filosofia
Autor: Avelino Aldo de Lima Neto, Hugo Filgueiras de Araújo
Resumo:
Este artigo objetiva apresentar algumas contribuições da leitura foucaultiana do Alcibíades, de Platão, para pensar as relações entre o corpo e a educação. Centramo-nos sobre a discussão de Foucault em torno noção de cuidado de si. Exploramos aí a vinculação perdida entre a subjetividade e o conhecimento, outrora presente na filosofia socrático-platônica. Inicialmente, detemo-nos nas características da relação entre Alcibíades e Sócrates; posteriormente, apresentamos as relações entre educação, espiritualidade e erotismo ressaltadas por Foucault em sua leitura do Alcibíades; por fim, haurimos algumas implicações para pensar o fenômeno educativo na atualidade, principalmente no que concerne à recuperação do corpo como lócus no qual se efetua a subjetivação.
Abstract:
This paper aims to present some contributions of the Foucaultian reading of Plato's Alcibiades to think about the relationship between the body and education. We focus on Foucault's discussion of self-care. We explore the lost connection between subjectivity and knowledge, that we can find in the Socratic-Platonic philosophy. At first we expose characteristics of the relationship between Alcibiades and Socrates; Later, the relations between education, spirituality and eroticism highlighted by Foucault in his reading of Alcibiades. Finally, we have drawn some implications for thinking about the educational phenomenon nowadays, especially regarding the recovery of the body as a locus in which subjectivation takes place.
ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X
DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-17
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35530
Palavras-Chave: Cuidado de si. Alcibíades. Sócrates. Corpo. Educação.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.