Da irredutibilidade e inseparabilidade entre percepção e imaginação em Sartre

v.32 n.64 jan./abr. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Thana Mara de Souza

Resumo:

Pretende-se mostrar, nesse artigo, como se dá a relação entre percepção e imaginação na filosofia de Sartre a partir de suas obras iniciais, principalmente A imaginação e O imaginário. Veremos como o ponto de partida - a irredutibilidade das consciências, que leva à separação radical de direito entre percepção e imaginação; leva o autor à conclusão da inseparabilidade dinâmica entre elas. Longe de constituir uma contradição, o pensamento sartriano aponta para uma tensão entre os termos e para a manutenção dos aspectos estático e de direito e ao mesmo tempo, dos aspectos dinâmicos e de fato; sem que um anule o outro.

Abstract:

We intend to show, in this article, how is the relationship between perception and imagination in the philosophy of Sartre from his early works, especially The Imagination and The Imaginary. We will see how the starting point - the irreducibility of consciousness, which leads to the radical separation between perception and imagination; leads the author to the conclusion of dynamic inseparability between them. Far from being a contradiction, the Sartrean thought points to a tension between the terms and to the maintenance of static and law aspects and at the same time, of the dynamic and in fact aspects; without one nullify another one.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-15

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35096

Palavras-Chave: Sartre. Percepção. Imaginação. Tensão.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.