A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades
v.35 n.75 set./dez. 2021 • Educação e Filosofia
Autor: Elisandro Rodrigues, Márcio Luís Marangon e Betina Schuler
Resumo:
Este artigo é um ensaio teórico que parte de investigações da antiguidade greco-romana por Foucault, principalmente de seus estudos sobre Sêneca, para recuperar o conceito de stultitia e com ele pensarmos o nosso tempo. A partir do diagnóstico de um presente da superaceleração e do superdesempenho, em que se compete consigo mesmo e a atenção está dispersa, a passividade está em justamente não conseguirmos parar para olhar para nós mesmos e para os demais. Para essa agitação contemporânea, afirmamos a importância de escolas e universidades, bem como da figura do mestre, que, por meio da leitura e da escrita, poderá convidar o outro a cuidar de si mesmo e dos demais
Abstract:
This paper is a theoretical essay grounded on Foucault’s investigations of Greek-Roman Antiquity, particularly his studies on Seneca, in order to recover the concept of stultitia and use it to think about our times. From the diagnosis of a present of super-acceleration and super-performance, in which one competes with oneself and attention is dispersed, passivity is precisely in not being possible to stop and look at the others and ourselves. For this contemporary unrest, we point out the importance of schools and universities, as well as the figure of the master, who, by means of reading and writing, may invite the other to look after the others and oneself.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-62463
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62463
Palavras-Chave: Stultitia; Educação; Cuidado de si; Leitura; Escrita.
Educação e Filosofia
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