Outrem como desafio à diferença. Por uma nova ética dos afetos no mundo contemporâneo

v.35 n.75 set./dez. 2021 • Educação e Filosofia

Autor: Larissa Rezino e Piero Detoni

Resumo:

O artigo apresenta o conceito de Outrem através das perspectivas histórica e filosófica em conexão com o plano estético. O foco do trabalho consiste em apresentar as dinâmicas de Outrem  a partir da obra Sexta-feira ou os limbos do pacífico, de Michel Tournier, precisamente por meio das novas versões dos personagens Robinson Crusoé e Sexta-feira em comparação com a proposta inicial de Daniel Defoe. Para tanto, pensamos com Gilles Deleuze e Félix Guattari a apreensão de uma ética a partir de Outrem capaz de contribuir com a criação de outros mundos possíveis na passagem da literatura colonial para a literatura decolonial. Na relação entre os personagens observamos uma experiência de mundo mediada por uma troca horizontal. Sexta-feira e Robinson compõem outra existência ética a ser experienciada. O que desnaturaliza todo o ethos cultural europeu (de matriz colonizadora) responsável por estabelecer aquilo que é, ou não, civilizado. 

Abstract:

The article presents the concept of Others through the historical and philosophical perspectives in connection with the aesthetic plane. The focus of this article is to present the dynamics of Others from Friday or the other Island, by Michel Tournier, precisely through the new versions of the characters Robinson Crusoé and Friday in comparison with the initial proposal of Daniel Defoe. For that, we examine Gilles Deleuze and Félix Guattari’s apprehension of the ethics from Others, capable of contributing to the creation of other possible worlds in the passage from colonial literature to decolonial literature. In the relationship between the characters, we observe an experience of the world mediated by a horizontal exchange. Friday and Robinson make up another ethical existence that would be experienced, which denaturalizes the whole European cultural ethos (of a colonizing matrix) responsible for establishing what is, or not, civilized. 

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-59998

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59998

Palavras-Chave: Outrem; Ética: diferença; Colonial; Decolonial.

Educação e Filosofia

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